Nascido em Pratápolis, Minas Gerais, no dia 21/08/1971, Ronaldo Sabino, cujo nome verdadeiro é Ronaldo Rodrigues Coelho (Sabino, era o nome do avô), mudou-se para a cidade de Franca aos 11 anos, onde aos 15 iniciou a sua formação musical como violonista (popular e erudito), estudando com vários professores como: Paulo Figueiredo, Edson Antônio, José Marques, Márcio Bueno (Franca), Haroldo Garcia (Ribeirão Preto), Alexandre Bauab, Ângela Muner, Márcia Braga (Conservatório de Tatuí), Eduardo Ardanuy (São Paulo), Seminário de violão com Henrique Pinto (São Paulo), Master Class com Ulisses Rocha (Campinas), Marcelo Brasil (São Paulo), Work Shop com Paulinho Nogueira (São Paulo) e Faíska (São Paulo). Aos 19 anos iniciou a sua carreira profissional e desde então atuou como músico solo ou em bandas, os mais variados estilos, tendo se apresentado por diversas vezes em vários programas de televisão e rádio, adquirindo assim uma vasta experiência musical.
Como músico instrumental participou de vários recitais como violonista e violeiro solo e foi também por um período de 1 ano, participante da orquestra de violão “Corda Toda” de Tatuí sob a regência do violonista e maestro Edson Lopes, já trabalhou em duo com o flautista e saxofonista Erlindo Morato (Franca), participou também dos “Conectores do Jazz Latino”, grupo do baterista Alexandre Reis.
Participou como arranjador e instrumentista (violão, viola, guitarra e acordeon), em inúmeros Cd’s de artistas da região de Franca, Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais, nos mais variados estilos.
Participou como convidado no DVD da dupla Lucas & Luan, onde interpreta a música: CAMINHEIRO (Jack, Anair de Castro Tolentino).

Participou de vários festivais, destacando: Festival da Record, Prêmio Syngenta de Viola Instrumental, Viola de Todos os Cantos (EPTV – Campinas)
Apaixonado pelo universo da viola caipira, lançou em março de 2007 seu 1º CD (Estradas de Minas), um trabalho totalmente voltado para as suas raízes, para a viola e a cultura regional, com composições próprias, algumas parcerias, além de duas regravações: “Onde eu moro”de Edward di Marqui, que conta com a participação mais que especial da dupla Liu e Léu, com quem tocou durante 1 ano, e “Anoiteceu” de Alexandre Saad e Gilson Espíndola.
Apresentou durante três anos o Programa “Viola em festa”, transmitido pela Rádio Franca do Imperador (www.radioimperador.com.br) e a convite do empresário Aldemir Prado, desde setembro de 2009 é apresentador do programa “Prosa, Café e Viola” transmitido pela NET - TV a cabo na cidade de Franca, SP e retransmitido por várias emissoras de rádio: AM, FM e WEB, programa este idealizado e dirigido pelo próprio Aldemir Prado.
Mais informações no site: www.prosacafeeviola.com.br
Em 2014, lançou seu 2º CD (Rancho Alegre), com músicas inéditas e que conta com participações de grandes compositores, como: Fátima Leão (que inclusive participou cantando com Ronaldo Sabino), Ademar Braga, João Carvalho, Batista dos Santos, João Miranda, Tião do Carro, Cássio Morais, Alexandre Andrade, Amauri Di Franca e Hélio França. Ronaldo Sabino tem trabalhado na divulgação deste trabalho, participando de vários programas de rádio e televisão, tais como: Terra da Padroeira (TV Aparecida), Viola, Minha Viola (TV Cultura), Programa “Donizete Costa” (TV Cidade – Taubaté, SP e Vale do Paraíba), Tribuna Cidadã (TV RP – Ribeirão Preto, SP), Programa “Jogo Aberto” com Valdeir Lima (TV Sudoeste – São Sebastião do Paraíso), Donizete Costa (Rádio Difusora – Taubaté), TV Onda Sul (Carmo do Rio Claro, MG), TV Sul (Guaxupé, MG), Rádio Antena 10 – (São Sebastião do Paraiso, MG), Rádio Difusora AM (Franca, SP), Rádio Sociedade FM (Pedregulho, SP) entre outros.

Atua como professor de música a mais de 20 anos, lecionando viola caipira, violão e acordeon.

Sinópse do show
Ronaldo Sabino traz no seu Show um repertório variado, contendo grandes clássicos do universo caipira e regional, além de músicas dos CDs (Estradas de Minas e Rancho Alegre) e mostrando a versatilidade da viola caipira e virtuosismo, executa clássicos instrumentais como: Brasileirinho, entre outros e em um momento de descontração faz um passeio envolvente por vários estilos musicais.
Ronaldo Sabino toca viola, canta e é acompanhado por uma banda contendo: (violão, baixo, acordeon, bateria, percussão e vocal).
Contato, Aldemir Prado: (16) 3406 3933 / (16) 9 9256 3267 / (16) 9 8196 1952
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: www.ronaldosabino.com

Links para baixar o primeiro CD - Estradas de Minas – (Ronaldo Sabino):

http://www.prosacafeeviola.com.br/radio/01_o_caboclo_e_o_mar.mp3

 

http://www.prosacafeeviola.com.br/radio/02_prosa_de_compadre.mp3

 

http://www.prosacafeeviola.com.br/radio/03_estradao.mp3

 

http://www.prosacafeeviola.com.br/radio/04_luar_neon.mp3

 

http://www.prosacafeeviola.com.br/radio/05_estradas_de_minas.mp3

 

http://www.prosacafeeviola.com.br/radio/06_muntado_nas_ideia.mp3

 

http://www.prosacafeeviola.com.br/radio/07_entrega.mp3

 

http://www.prosacafeeviola.com.br/radio/08_rio_valente.mp3

 

http://www.prosacafeeviola.com.br/radio/09_folioes_do_brasil.mp3

 

http://www.prosacafeeviola.com.br/radio/10_anoiteceu.mp3

 

http://www.prosacafeeviola.com.br/radio/11_desperta.mp3

 

http://www.prosacafeeviola.com.br/radio/12_onde_eu_moro.mp3

 

http://www.prosacafeeviola.com.br/radio/13_ze_vai_a_caça.mp3

 

http://www.prosacafeeviola.com.br/radio/14_briga_de_foice.mp3

 

(Seleciona com botão direito do mouse e escolha a opção “salvar como”)